NIKE OU ADIDAS?

NIKE OU ADIDAS?

ENTENDA MAIS SOBRE ESSA GRANDE RIVALIDADE!

Nada impulsiona mais uma inovação do que a concorrência. E a rivalidade entre Nike e Adidas é um exemplo disso. Essa disputa ultrapassa meio século de episódios marcantes, campanhas publicitárias arrojadas, astros do esporte e uma concorrência ferrenha pelos pés e corpos dos consumidores.

Um dos momentos marcantes dessa disputa foi na Semana de Moda de Nova York, quando Kanye West usou sua nova linha de tênis chamada Yeezy Boost, a primeira de um novo acordo milionário com a Adidas, para bater de frente com o seu antigo contrato: a Nike, após uma longa parceria.

Este foi um dos vários episódios envolvendo as marcas, junto com outras disputas pelos bastidores que passaram despercebidas pelo grande público.

As duas grandes marcas disputam o mercado e possuem acessórios, linha esportiva, tênis e roupas que dividem o coração dos consumidores na hora de comprar.

ASCENÇÃO DO TÊNIS – QUERIDINHO DE TODAS AS IDADES

Até os anos 70, os tênis eram considerados utilitários, em sua maioria projetados como botinas para construções, usados em tarefas específicas, como simples vestimentas para os pés.

Ele também era usado por esportistas, mas com função bem utilitária, nas quadras, campos e ginásios. Mas a partir da década de 70 o tênis foi cada vez mais ganhando as ruas, como moda e expressão cultural, coisa que acontece firmemente até hoje.

Nenhum outro item quanto o tênis é tão amado por atletas profissionais e amadores, sejam de basquete ou futebol, crianças ou adultos.

UM POUCO DA HISTÓRIA DESSAS DUAS GIGANTES

O INÍCIO DA ALEMÃ ADIDAS

A Adidas foi fundada em 1924 pelo alemão Adolf “Adi” Dassler, que começou a fabricar sapatos para atletas. A empresa foi inicialmente chamada de “Gebrüder Dassler Schuhfabrik” (Dassler Brothers Shoe Factory) e foi estabelecida na cidade alemã de Herzogenaurach.

A empresa passou por mudanças significativas em 1949, quando Adi e seu irmão Rudolph se separaram, levando a criação de duas empresas rivais: a Adidas, liderada por Adi, e a Puma, liderada por seu irmão. A Adidas rapidamente se tornou a marca líder no mercado de tênis de corrida, devido ao seu foco na criação de calçados de melhor qualidade.

Em 1952, a Adidas lançou seu primeiro par de tênis, chamado de “Adidas Stan Smith”. Este tênis foi rapidamente um sucesso com atletas e até mesmo celebridades, tornando-se uma das marcas mais famosas do mundo.

Desde então, a Adidas tem expandido seu portfólio de produtos para incluir roupas e acessórios para homens, mulheres e crianças. A marca também é famosa por sua parceria com esportes e times profissionais, patrocinando muitos dos melhores atletas do mundo. A Adidas continua a fazer avanços na tecnologia esportiva e na moda, ganhando novos clientes em todo o mundo.

NIKE – DA TERRA DO TIO SAN PARA O MUNDO

A Nike foi criada em 1972 por Phil Knight e Bill Bowerman, dois ex-atletas universitários e professores da Universidade do Oregon. O nome da empresa foi escolhido em homenagem à deusa grega da vitória, Nike. A Nike começou como uma pequena empresa de distribuição de calçados esportivos fabricados pela Onitsuka Tiger, uma empresa japonesa.

A empresa se expandiu rapidamente e, em 1978, lançou seu primeiro produto de marca própria, o cortez. Em 1984, a Nike se tornou a marca de calçados esportivos mais vendida nos Estados Unidos, e a partir desse momento, começou a se expandir para outras áreas.

Em 1986, a Nike lançou sua primeira linha de roupas esportivas e ao longo dos anos, expandiu sua linha de produtos para incluir tênis, camisetas, calções, mochilas, óculos de sol e outros acessórios esportivos.

Ao longo dos anos, a Nike se tornou uma das marcas mais conhecidas do mundo, patrocinando atletas famosos e equipando times de futebol e equipes olímpicas. A empresa também lançou várias campanhas publicitárias memoráveis e patrocinou eventos esportivos importantes.

Atualmente, a Nike é uma das maiores empresas de material esportivo no mundo, com uma presença global em quase todos os países. A empresa tem mais de 75.000 empregados em todo o mundo e seu valor de mercado é estimado em mais de US $ 100 bilhões.

Outros episódios antecederam esse de Kanye West e, certamente, muitos outros certamente virão nessa corrida pela preferência dos pés americanos é longa e está longe de acabar. Essa corrida aparentemente interminável já dura mais de meio século e fez as marcas se reinventarem constantemente, entregando produtos cada vez mais inovadores para o mercado.

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