Peach Fuzz é a cor Pantone de 2024

Quando o fim do ano se aproxima, ficamos ansiosos para saber qual foi a cor escolhida pelo Pantone para representar o próximo ano. Para 2024, já temos o tom escolhido, a PANTONE 13-1023 Peach Fuzz, que traz um toque de leveza, sofisticação e calidez.

Segundo Leatrice Eiseman, Diretora Executiva da Pantone Color Institute, a escolha da cor surgiu como a resposta por um tom que trabalhasse o desejo inato por proximidade e conexão, trazendo o conceito de se nutrir e de nutrir os outros, enriquecendo dessa forma nossa mente, corpo e espírito.

Laurie Pressman, Vice-presidente da Pantone Color Institute, ainda completa que essa coloração de pêssego gentil e aveludada traz a representação da empatia, gentileza e acolhimento. Todo o significado escolhido, vem atrelado a vontade de trazer todo aconchego e tranquilidade dos tons pasteis se fundindo com uma mistura dos tons quentes para trazer mais sentimento para a pigmentação.

“A cor selecionada para ser a Pantone Cor do Ano de 2024, tinha que expressar este desejo de estarmos próximos daqueles que amamos e a alegria que sentimos quando nos permitimos expressar aquilo que somos e só saborear um momento de quietude e solitude.” Laurie Pressman (Vice-presidente da Pantone Color Institute

Como tudo isso começou?

Desde 1999, através da criação do programa educacional Pantone Cor do Ano, criado pelo Pantone Color Institue, é escolhido uma tonalidade que possa engajar a comunidade de design e os entusiastas da cor ao redor do mundo todo com a intenção de trazer átona o debate sobre as cores e como é o relacionamento da mesma impacta com a nossa cultura.

Quando foi lançado o Cerulean Blue PANTONE 15-4020, primeira Pantone Cor do Ano em 1999, houve uma grande influência nas decisões de compra da indústria em diversos países ao redor do mundo. Com o passar dos anos, o programa ganhou mais popularidade e importância, trazendo um grande impacto para a moda, cosméticos coloridos, movelaria para casa, indústria automotiva e design industrial, assim como produto, embalagem, design de multimídia e decoração de ambientes comerciais.

Quem decide a Pantone Cor do Ano?

No Pantone Color Institute há um time global de experts em cor, a função deles é analisar e procurar por influências que podem ajudar na criação de novas cores sendo levado em conta não só a cultura pop, mas como também o estilo de vida e as condições socioeconômicas atuais. 

Como acontece o a seleção da cor?

Há diversas reuniões onde cada membro traz os seus estudos de tendências e sugestões, Laurie Pressman diz que:
“Ninguém do nosso time global chega às reuniões sobre a possível Pantone Cor do Ano, com algum viés comercial ou alguma agenda pessoal ou com as suas próprias preferencias. Como gostamos de falar, ‘nós amamos todas as cores da mesma maneira’.”

E para que essa escolha aconteça, existe um processo cuidadoso e meticuloso realizado, trazendo uma correspondência de cores utilizados na indústria gráfica, moda, design e em outros campos.

Veja algumas etapas comuns para a decisão final:

Pesquisa de Tendências:

Análise de tendências em várias indústrias, como moda, design de interiores, arte, entretenimento, tecnologia e destinos de viagem. Observando o que está emergindo e ganhando destaque.

Influências Globais:

Tendências globais, incluindo eventos sociais, políticos, econômicos e culturais, também são consideradas para entender como esses fatores podem influenciar as escolhas de cores..

Cores Significativas:

A busca acontece para que uma cor que tenha significado cultural e emocional, reflita o espírito do momento. A cor escolhida muitas vezes tem o potencial de transmitir uma mensagem mais ampla sobre os tempos em que vivemos.

Análise Psicológica:

A psicologia das cores é considerada. Como diferentes cores afetam as emoções e percepções, a Pantone procura uma cor que ressoe positivamente e que seja apropriada para o contexto cultural e social.

Lançamento e Comunicação:

A cor selecionada é anunciada publicamente pela Pantone. Isso é muitas vezes acompanhado por uma explicação do motivo da escolha e como a cor pode ser incorporada em vários setores, como moda, design de interiores, design gráfico, etc. A Cor do Ano Pantone, uma vez anunciada, muitas vezes influencia as decisões de design em várias indústrias e se torna uma referência para o ano em questão. Empresas e profissionais de design frequentemente incorporam essa cor em produtos, campanhas e criações durante o ano.

E aí, já conhecia todo esse conceito por trás das cores Pantone? Gostou da cor para 2024?

Até a próxima!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.