10 mar INBOUND X OUTBOUND – ATRAIR O MEU CLIENTE OU IR ATÉ ELE?
COMO ESCOLHER QUAL USAR EM SUA EMPRESA?
O QUE É INBOUND E OUTBOUND?
Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O inbound busca despertar o interesse, atrair o cliente com conteúdo relevante para que ele chegue até o seu produto. O outbound é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais, levando seu produto até o cliente.
INBOUND MARKETING
Essa estratégia surgiu graças ao poder do usuário de decidir onde navegar, o que buscar e o que consumir. A partir dessa liberdade que surgi essa nova forma de atrair novos clientes.
O principal objetivo do inbound é atrair e fidelizar clientes. Despertar o interesse dele para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece.
Essa atração é feita através de conteúdo de qualidade para o seu público. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o inbound.
É preciso entender quem é o público, seus interesses, dúvidas e desafios, para oferecer um material que o ajude.
A metodologia inbound se define em 4 etapas: Atrair, converter, fechar e encantar.
A metodologia inbound se define em 4 etapas
Atrair; Por meio de conteúdo de qualidade, a dica é atrair por meio de canais receptivos, como blogs e rede social;
Converter: visitantes devem gostar do material, a partir disso, se converte em leads. Usando call to action, formulários e landing pages;
Fechar: depois de transformá-lo em lead, é hora de se mostrar como a solução perfeita;
Encantar: após a compra, é necessário criar um relacionamento e torná-lo um fã. Utilize canais de comunicação para facilitar o diálogo, ajudando na satisfação do cliente e garantindo fidelidade à marca.
OUTBOUND MARKETING
Por sua vez, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos.
Podemos encontrar essa estratégia aplicada em tvs, rádios, revistas e cartazes. E no meio digital com anúncios em vídeos. Sabe aquela propaganda que interrompe seu vídeo? Esse é outbound.
Hoje, existem diversas dificuldades para esse mercado, como filtros de spam, bloqueios de lista de telefone, entre outros. Mas ele não está morto. As pessoas continuam a consumir produtos midiáticos, ainda atendem telefonemas e observam outdoors.
Para chamar sua atenção, é necessário utilizar técnicas e conteúdos criativos, e investir em um público que realmente vai se conectar com eles.
COMO MESCLAR AS DUAS ESTRATÉGIAS?
Mas como escolher qual usar? É muito normal adotar as duas metodologias em uma empresa. Não necessariamente você deve escolher, sendo que uma não anula a outra.
INBOUND
. Comunicação mais indireta;
. Mais diálogo e interação;
. Conteúdo de mensagem mais envolvente e relevante para o público.
OUTBOUND
. Comunicação mais direta;
. Modelo de comunicação em massa;
. Resultados mais rápidos.
Fidelizar ou atrair clientes, o que é mais importante?
Isso vai depender do estágio que a empresa se encontra, No início, o foco deve estar na busca por consumidores para o seu negócio.
Na prática, é o equilíbrio que faz a diferença nessa questão.
Precisando de estratégias de marketing para sua empresa. Entre em contato conosco!
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