Feedback do seu cliente te rende mais vendas!

Veja porque você deve ouvir a opinião do seu cliente e o que fazer com ela.

O que é feedback?

Feedback é uma palavra de origem inglesa que significa, de forma não literal, uma resposta ou reação a algo. É um termo muito utilizado principalmente nas empresas de tecnologia.

O feedback, em seu conceito, significa o retorno de informações, ou seja, é o ato natural de dar uma resposta à processos, tensões, atividades, conversas, estímulos etc.

Geralmente, é compreendido apenas como algo verbal, entretanto pode ser expressado de maneiras diversas. Podendo ser positivo ou negativo.

Sendo assim, o feedback é um importante elemento de comunicação.

Por que o feedback do cliente é importante?

Seja a opinião do cliente positiva ou negativa, ela vai servir como um termômetro de todas as suas ações como empresa.

Ao receber o feedback do cliente é possível identificar pontos de melhoria e ter insights para oferecer produtos, serviços e atendimento ainda melhores, que atendam as demandas, necessidades e expectativas dos consumidores. Afinal de contas, a comunicação é fundamental nesse aspecto.

Somado a isso, a opinião dos clientes também contribui para:

. Reduzir os custos de aquisição por cliente;

. Aumentar sua taxa de fidelização de clientes; . Ajustar processos internos e externos, com o objetivo de otimizá-los.

Como coletar o feedback do cliente?

Pesquisas de satisfação do cliente são uma ótima forma de ouvir, diretamente, o que seu consumidor tem a dizer após uma experiência com a marca.

A pesquisa de satisfação acontece no pós-venda e geralmente trata da satisfação com produtos ou serviços adquiridos. Ainda assim, é possível ir muito além e medir a satisfação sobre cada ponto de contato do cliente com a marca. E, a partir daí, obter o feedback honesto de quem se relacionou com a sua empresa em qualquer esfera.

As pesquisas ajudam a coletar a opinião e o feedback do cliente para, assim, ter diretrizes de como melhorar os serviços prestados e produtos oferecidos.

O que fazer com o feedback do cliente?

Depois de coletar o feedback, é hora de analisar os dados.

Toda pesquisa de mercado tem como objetivo levantar dados que devem ser lidos com atenção, analisados e, em seguida, transformados em planos de ação. A partir do momento em que você recebeu o feedback do cliente, você deve olhar para o que as palavras do consumidor te contam e as oportunidades que elas trazem.

A estratégia das pesquisas de satisfação deve ser contínua. Isso significa que uma empresa deve ter pesquisas de feedback e avaliação de desempenho como parte da sua cultura e da rotina.

Como reverter feedbacks negativos?

O atendimento é geralmente a primeira impressão concreta que um cliente tem da sua marca, em um nível bastante pessoal. Ser mal atendido numa loja ou em um restaurante, por exemplo, pode fazer com que o consumidor não leve nenhum produto ou nunca mais volte para fazer suas refeições. E não dá para julgá-lo por isso, não é mesmo?

Por isso, invista em ações focadas em customer service, no bom atendimento ao cliente. Se esforce para criar um bom relacionamento desde o primeiro contato com o consumidor, crie ações que mostrem como você se importa com a forma como o cliente é tratado e colha os frutos disso na forma de feedbacks positivos.

Você já sabia que trabalhar o feedback dos seus clientes poderia te render mais vendas? Conta para a gente nos comentários e nos siga nas redes sociais para mais dicas de marketing digital.

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