O CURIOSO CASO DA FALÊNCIA DA KODAK

O CURIOSO CASO DA FALÊNCIA DA KODAK

Você sabe por que a Kodak faliu? Leia aqui essa história para não cometer o mesmo erro.

HISTÓRIA DA GIGANTE KODAK

A marca Kodak foi a criadora da primeira câmera portátil do mundo, sendo registrada em 1888. A invenção era muito inovadora, considerando as máquinas da época (daguerreótipos), que eram manuseadas por poucos devido à complexidade.

O sucesso crescente das câmeras pessoais da Kodak é um bom exemplo de como soluções inovadoras são capazes de criar mercados e, dessa maneira, mudar o comportamento das pessoas. Mas mesmo as mais disruptivas das empresas estão sujeitas, da mesma forma, a entrar em uma zona de conforto.

Em 1975 o engenheiro elétrico Steve Sasson apresenta o resultado de um projeto: um dispositivo capaz de capturar uma imagem e guardá-la em uma fita k7 e transmiti-la em vídeo. A primeira câmera digital.

Em 1996, a marca chega ao auge como detentora de dois terços do mercado global e avaliada em 31 bilhões de dólares. Era o quinto maior valor alcançado por uma empresa na época.

Mas todo esse sucesso acabou comprometendo sua visão inovadora e a diretoria encarou a novidade das câmeras digitais como uma ameaça. Optaram por não investir em seu avanço.

Em 2003, pela primeira vez, as máquinas digitais superaram as analógicas. A Kodak ainda tentou investir em pesquisas, mas concorrentes como Sony e Canon já estavam muito à frente.

Em 2012, consequentemente, a Kodak decretou falência.

SAIBA APROVEITAR AS OPORTUNIDADES

A falência da Kodak é com certeza um dos mais famosos, mas está longe de ser o único. A extinção da Blockbuster após o streaming, a quebra de companhias de táxis com os aplicativos de mobilidade são só alguns exemplos de empresas que não se atentaram às mudanças do cenário digital nos dias de hoje.

A marca Kodak era tão presente no dia a dia dos americanos que o slogan de uma de suas campanhas publicitárias foi incorporado à língua inglesa. “Kodak moment” significava aquele momento especial, único, que merecia ser fotografado.

A queda de uma gigante como a Kodak pode causar espanto, mas é muito comum, principalmente porque a causa é a mesma que leva tantos outros negócios: a resistência às mudanças.

Ser uma empresa que se adapta às inovações e novidades do mercado não significa ter tudo com a mais nova tecnologia, mas sim, acima de tudo, saber aproveitar as oportunidades. Em suma, temos que aprender a surfar nessa constante onda de mudanças que temos passado.

Virtua Brasil – A Sua Agência de Publicidade

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.