11 jun REBRANDING DA BOCA ROSA: POR QUE AS MARCAS DE BELEZA ESTÃO CADA VEZ MAIS MINIMALISTAS?
Na última semana, a blogueira de beleza e empresária Bianca Andrade, lançou o rebranding da sua marca. A agora Boca Rosa, sem o “Beauty”, e com um novo foco, gerou um intenso burburinho nas redes sociais.
Muitos afirmam que a estratégia por trás da nova identidade foi genial. Já outros comentam que a marca se tornou genérica e similar a muitas outras propostas internacionais com logos de linhas simples e fontes desinteressantes.

Fonte: @bocarosabeauty via Instagram
Reconhecimento de marca e o minimalismo:
Quando falamos sobre design de marcas, a ideia de que “menos é mais” é uma constante, afinal, logos minimalistas são os preferidos do nosso cérebro. Elas passam imediatamente a mensagem pensada e se comunicam facilmente. Contudo, será que essa é realmente a solução para o sucesso de uma marca, principalmente uma marca de beleza? Em um mundo onde a autenticidade e criatividade são exaltados, o minimalismo e a simplicidade são o caminho?
O minimalismo vem como uma tendência do que é elegante, oferecendo uma combinação de estética agradável e funcionalidade. Embalagens clean são visualmente atrativas e transmite a sensação de qualidade e luxo.
Além disso, são mais práticas, facilitando o uso e o armazenamento dos produtos. O luxo que estava tradicionalmente associado a excessos e ostentação, está sendo redefinido, e hoje, seu sinônimo é simplicidade e funcionalidade. Marcas de beleza que adotam o minimalismo estão se posicionando como inovadoras e em sintonia com as tendências contemporâneas.
No competitivo mercado de beleza, o minimalismo se tornou uma forma de diferenciação. Marcas que conseguem se destacar por meio de um design limpo e sofisticado têm mais chances de atrair e reter clientes.
Concorrência, tendências e referências:
A Boca Rosa ainda não lançou seus produtos com suas novas embalagens, mas podemos citar essa tendência no mundo da maquiagem. Podemos citar a Rhode, marca de cosméticos da empresária Hailey Bieber, criadora de tendências e principalmente dessa estética clean e minimalista que tem viralizado no Instagram e TikTok. Além da Rare Beauty, Fenty Beauty, SKIMS e muitas outras marcas encabeçadas por celebridades estrangeiras.




A indústria brasileira:
A grande questão é: Boca Rosa vem com uma proposta que está na contramão do que a indústria de beleza brasileira propõe. Ao seguir tendências estrangeiras, deve-se ter cuidado com a desconexão com o público brasileiro que é fã e consumidor assíduo da marca.
Enquanto o minimalismo pode atrair um público novo, um pouco mais sofisticado e consciente, também pode alienar consumidores que gostam de produtos com embalagens coloridas. Com a personalidade e carisma tão característicos da Bianca. Esse grupo pode sentir que a nova estética não representa seus gostos e preferências. Levando-os a buscar alternativas que ainda adotam um design marcante e vibrante, como, por exemplo, Bruna Tavares e Mari Maria Makeup, por exemplo.
Alguns críticos argumentam que o minimalismo pode excluir certos segmentos do mercado. Especialmente aqueles que veem a maquiagem e os produtos de beleza como uma forma de expressão artística e criativa. A simplificação do design é interpretada como uma falta de inovação e criatividade pelos consumidores, e diminui o apelo para esses.
Conclusão:
O rebranding da Boca Rosa Beauty exemplifica uma tendência maior no setor de beleza: a ascensão do minimalismo. Ao adotar uma estética clean, as marcas não apenas modernizam sua imagem, mas também se alinham com os valores e expectativas de alguns consumidores.
Apesar disso, existem algumas críticas e desafios a serem considerados dentro do mercado nacional, e do conceito e preferências do público nacional.
Clique aqui e saiba sobre o poder da imagem de uma marca.
Sorry, the comment form is closed at this time.