O poder dos vídeos em Slow Motion!

O poder dos vídeos em Slow Motion!

O pode de um vídeo em Slow Motion para divulgação de produtos!

Slow Motion é o nome em inglês dado para o efeito de câmera lenta, muito usado no cinema para criar tensão ou ampliar momentos de clímax. Além disso, também é usado como linguagem e ferramenta cinematográfica pelas super câmeras capazes de gravar imagens que nossos olhos não conseguem captar.

O efeito virou febre na internet por causa da popularização das câmeras digitais não tão caras e que conseguem bons resultados de vídeos lentos, por causa dos frames por segundos que conseguem alcançar. Outra razão para disseminação do slow motion é a oferta dos editores de vídeo (muitos deles grátis) que permitem colocar o efeito em prática em apenas alguns cliques.

Com certeza você já viu em programas de TV ou pelo Youtube vídeos que mostram vidros sendo quebrados, pessoas sendo estapeadas e balões cheios de água sendo estourados tão lentamente e cheios de detalhes como se o próprio tempo estivesse passando devagar.

É possível obter esse efeito de duas maneiras: diretamente em programas de edição diminuindo a velocidade de um vídeo normal ou com super câmeras que capturem muitos FPS (frames por segundo).

Apesar de ser chamado em português de “câmera lenta” para ter o efeito de movimento lento precisamos de câmeras muito rápidas. Como sabemos, uma câmera de vídeo nada mais é do que uma câmera fotográfica com alta velocidade.

Câmeras normais gravam 30 fps, por isso, comparadas às super câmeras, não conseguem capturar uma grande quantidade de imagens e não veremos muitos detalhes. Uma super câmera consegue capturar mais de 2000 fps gravando detalhes que nossos nervos ópticos não conseguem processar.

Existem diversas super câmeras com alta velocidade de captura de imagem no mercado, como a Phantom HD Gold.

Se você não busca gravar detalhes em macro e a Phantom HD Gold está com o preço um pouco salgado para você, uma opção para fazer vídeos em Slow Motion em boa qualidade é a GoPro Hero2 que grava em 720p a 60fps, por ser um modelo mais antigo, o custo é baixo.

Os celulares novos já permitem destacar apenas certas partes em câmera lenta, Iphone, Galaxy, Xperia XZ Premium, Moto Z2 e outros.

Apesar de os efeitos serem menos detalhistas que o de câmeras caras, é possível criar vídeos interessantes e ver detalhes que a 30 fps são impossíveis de serem observados.

Confira algumas técnicas para filmagem em Slow Motion.

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.